segunda-feira, 29 de abril de 2013

Gaja Maria enfermeira parteira




Mamãe e Papai foram de fim-de-semana.
Gaja Maria e maridão ficaram encarregues de alimentar a bicharada de papai que mais tarde vai parar aos seus pratos, isto é, galinhas, patos, coelhos….
Isto de viver no campo é muito giro mas enfrentar não sei quantas galinhas doidas esfomeadas e a correr para nós e ainda ficar com os pés cheios de bosta, é giro, mesmo giro… Além disso eu não quero saber de mortes nem de “despenagem” nem de esfaqueamentos, a bicharada vai parar à minha arca e eu… tenho de a comer não é??
Nos entretantos, estava uma galinha para “parir” uns 13/14 ovos e cujo parto estava previsto para Domingo, altura em que Papai já havia regressado.
Mas no sábado de manhã, deu-se o parto prematuramente.
Mãe galinha ficava toda nervosa e eriçada cada vez que eu tentava chegar perto.
O que fazer??
Mamãe foi peremptória ao telefone: “Tirar galinha e pintos da caixa para o chão e dar-lhes de comer para não morrerem.
Boa!
A galinha atirava-se a mim a cada aproximação e só não rosnava porque as galinhas não rosnam. Deixei passar + 2 horas. Entretanto, muni-me de apetrechos como luvas, óculos e casacão e determinada, parti para a minha difícil missão.
Pequei na galinha pelas asas, tirei os pintainhos para o chão (correram logo para a comida), pousei a galinha e pirei-me a correr. Observei. Havia 2 muito pequenos e fracos a cambalear. Voltei atrás para os colocar debaixo da mãe para esta os aquecer e levei logo uma bicada. Perante tal ataque cerrado, tive de retroceder. Acabaram por não resistir, tadinhos.
Sobraram 11 e aqui está a família feliz.
(Nem me falem em comer galinha, tá?)




11 comentários:

  1. Que fofinhos os pintainhos :) depois dessa aventura deves ter-te deliciado a olhar para essas bolinhas tão fofinhas! :)

    ResponderEliminar
  2. que aventura, se há bixo que não gosto é galinhas, elas são parvas, só sabem bem é no tacho!:D

    as fotos ficaram fofinhas, e já te estou a imaginar entrar no galinhanço equipada ehehe

    ResponderEliminar
  3. Quando era miúda tive essa bicharada toda e era um delírio o momento do nascimento dos pintos. Este teu post trouxe-me à lembrança boas recordações :)

    ResponderEliminar
  4. Ohh que coisas mais fofas, quando era pequenina lembro-me de ter tido dois pintainhos como animais de estimação... às tantas já eram grandes demais para caberem numa gaiola e tivemos de os dar :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência! Eu também tive dois pintainhos como animais de estimação, e vivia num apartamento! :-) Claro que quando cresceram foram para a capoeira da vivenda dos meus avós... diz-que diz que foram prato de almoço de domingo na casa dos meus avós, mas os meus pais - e eu por arrasto - não compareceram no evento.

      Eliminar
  5. Tão giros! Eu sou gata da cidade, não percebo nada da vida do campo, mas digo-te... se eu sendo da cidade, sou quase vegetariana, se fosse do campo, já o era há muito tempo!!! Eu era incapaz de criar a bicharada e depois comê-la! Que horror!

    ResponderEliminar
  6. Estou aqui farta de rir a imaginar o teu desespero, identifiquei-me 100% no teu post. Eu tenho tanto medo desses bichos e que algum se atire aos meus olhos. Também não as compro não. Eu tinha morrido de susto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. São tãooooo lindos...mas depois corta-se-me o coração saber que são para serem degolados e comidos... que dor!

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: