segunda-feira, 22 de abril de 2013

Os blogues iluminados e os outros


Começo pelos outros onde me incluo e a que vulgarmente chamam “mais do mesmo”. Nestes, encontramos essencialmente acontecimentos da vida dos seus autores, família, trabalho, pensamentos, desabafos, ideias, histórias engraçadas, dietas, outfits e toda uma variedade de opiniões sobre coisas que acontecem a si e ao mundo.
Alguns cativam-nos mais do que outros, quer seja pelos temas que nos interessam ou pela suas vidas que são interessantes ou até porque criámos empatia ou temos algo em comum com a pessoa. Muitas vezes até, porque lhes reconhecemos o dom da escrita.
E depois temos os blogues iluminados!
Aqueles que nos prendem e de quem estamos sempre à espera de um novo post, aqueles para os quais fizemos uma pasta de preferidos e onde vamos todos os dias, aqueles de quem devoramos avidamente qualquer coisa que escrevam, mesmo que seja do mais estapafúrdio que possa haver.
Destacam-se normalmente pela diferença, seja ela o teor interessante dos temas, ou a forma inteligente e subtil com que escrevem. Há entrelinhas, há ironia, pensamentos e sentimentos profundos, há humor tão inteligente que por vezes nem conseguimos compreender à 1ª e temos de reler. Comentar então, só se atreve quem tem a certeza de que entendeu bem o texto e está inspirado no momento. Ter o prazer de uma visita de uma dessas pessoas iluminadas no nosso humilde cantinho, é caso para ir a Fátima, acender uma velinha.
Gosto!
Gosto essencialmente de ver a troca de galhardetes e a condição iluminada e superior que alguns deles assumem. Gosto mais ainda quando mantêm a humildade apesar de saberem perfeitamente que são iluminados e admirados…. Gosto do humor irónico e da sátira que eles têm a inteligência e coragem de fazer, gosto das coisas inimagináveis que alguns vão desencantar, gosto quando põe num pequeno texto aquilo que não consigo descrever num livro inteiro…
Gosto de iluminados!
(Alguns vá…)

4 comentários:

  1. Leio vários blogues, mas apenas adoro meia dúzia. Gosto dos autores, fico feliz quando eles estão felizes - e isso é mesmo bom.

    ResponderEliminar
  2. Adorar, adoro poucos ou melhor muito poucos. Mas gosto de muitos. E sim há por aí uns iluminados realmente interessantes. Alguns cativaram-me.

    ResponderEliminar
  3. Há gente que tem esse dom, tenho alguns blogues assim que leio,que devoro e que me enchem a alma e depois há aqueles cm quem já criei uma simpatia e adoro, e que já crio imagens das pessoas e que penso nelas inconscientemente.

    :D

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: