terça-feira, 16 de abril de 2013

Surpreendida

Fui educada sob os princípios da religião católica, andei na catequese e fiz todas as comunhões, não porque alguma vez tivesses ouvido o chamamento de Deus, mas porque assim os meus pais quiseram  Não me fez mal nenhum, até pelo contrário, mas assim que pude opinar e decidir, cortei esses laços por discordar de muitas coisas, demasiadas.
Casei-me no entanto pela igreja, baptizei os meus filhos, assisto a missas nos funerais, baptizados e casamentos e gosto de ir a Fátima. Lá é paz, é respeito, é vontade, é sacrifício, é o acreditar, o renovar de todos os sentimentos mais puros que temos dentro de nós, cada um a sua maneira, com as suas convicções, as suas fés, sejam elas quais forem. Mas só isso.
Este domingo, um pouco contrariada lá fui assistir à cerimónia da 1ª comunhão de 96 crianças onde estava o meu familiar.
E não é que a parte em que estive desperta (estava tão cansada, que quase me deixei dormir) me surpreendeu?. Foi uma cerimónia linda e até me comovi. Cantaram, bateram palmas, leram passagens interessantes da bíblia,  todos tinham uma flor na mão e estavam vestidos a rigor. O sermão foi adequado e curto e as letras das músicas eram projectadas na parede para todos poderem cantar. Uma missa dos tempos modernos, portanto. Vejo que afinal tem havido uma evolução e fico contente. Se os miúdos perceberam o propósito da coisa, eu não sei, mas lá que estavam compenetrados no seu papel, lá isso estavam. 
Foi bonito sim!


4 comentários:

  1. Eu também fui baptizada e fiz as comunhões, mas de momento nada disso me diz nada...não costumo assistir a missas, mas acho bem que haja uma evolução deve haver evolução em tudo!

    ResponderEliminar
  2. Também baptizei os filhos, no fundo acomodei-me à forma como fui educada!
    Mas sim assisti a cerimónias lindas, diferentes das de antigamente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que pudeste assistir a algo tão belo dentro da igreja católica... eu não quero ter nada a ver com eles infelizmente :(

    Um beijo doce lindinha xxxx

    ResponderEliminar
  4. Been there, done that. E tenho muito boas experiências desses tempos. Sim, pode marcar (positivamente) um miúdo, adolescente, etc. para sempre.

    Boa noite Maria :)
    In.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: