quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Regras e leis

Leis e mais leis. Regras e mais regras. Regras de conduta, regras do jogo, regras no trabalho, em casa, no trânsito, na amizade, no casamento, no estacionamento, na escrita, no facebook, nos blogs. ...
Caramba tanta lei, tanta regra. Eu sei que tem de se ordenar o rebanho pois há  ovelhas muito teimosas, mal formadas, maléficas, promíscuas e tudo o mais, mas onde é que fica a liberdade, a espontaneidade, a ponta de loucura que todos temos dentro de nós? Onde fica o ser diferente, o ter ideias e atitudes diferentes das do rebanho?
Ah! Eu sei, na prisão,  na exclusão, na marginalização....
Ou pertencemos a um rebanho ou então. ..

15 comentários:

  1. Problemática muito antiga. De todos os animais, o homem é o que mais dificuldade tem de viver em rebanho. Mas, é um cordeiro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho algumas dificuldades em seguir o rebanho. Algumas vezes sou cordeiro sim, mas outras nem por isso. Ando numa fase de não-cordeiro. Se fosse um animal, neste momento acho que seria um toiro, ainda que de cabeleira de lã aos caracóis, isto é, cordeiro por fora, toiro por dentro :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Pois não, mas as consequências nem sempre são as melhores

      Eliminar
  3. Para refletir sobre esta questão estaríamos aqui horas. Será possível obter um equilíbrio entre formatação e individualidade? Entre regras e criatividade? Por vezes, nem são as leis que nos impedem, mas as outras ovelhas do rebanho - não são livres e, como tal, também não querem os outros livres.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão MS. Pertencer ao rebanho e ter um espírito com vontade de ser livre nem sempre se coaduna. Beijinho

      Eliminar
  4. Podemos e devemos sair do rebanho... desde que não prejudiquemos ninguém. E agora? será que se tem noção disso? Pelo que vejo, penso que não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos e saímos muitas vezes e sem prejudicar ninguém, somos até responsáveis pelas nossas atitudes e palavras, o que não podemos é ser responsáveis pelo que as pessoas entendem e interpretam das nossas saídas do rebanho. Há quem se sinta o centro do mundo e ache que tudo gira ou deve girar à volta de si. :)

      Eliminar
  5. Sempre fui o cordeiro tresmalhado (sem desrespeitar o resto do rebanho), recentemente tornei-me o cordeiro mais amestrado de todo o sempre ... não gosto da sensação, tenho saudades da "liberdade e espontaneidade" individual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como em tudo nesta vida, é encontrar o equilíbrio que a todos contente. Isso é que é o mais difícil. Bj :)

      Eliminar
  6. Parece-me, felizmente, que as coisas estão a mudar. As redes sociais ajudam :)

    ResponderEliminar
  7. Ó gaja, vamos lá tirar um pouco de peso ao tema, que já nos basta ter que o carregar desde a nascença, quando a regra é comer de 3 3 em 3 horas, acho que começam aí as regras.

    O aliviar do peso? ok... esqueceste as regras menstruais ahahahahah

    Bom dia GM
    Viver custa pa carago, e a liberdade no meio de tanta regra e preconceito é.... miragem

    ResponderEliminar
  8. "...mas onde é que fica a liberdade, a espontaneidade, a ponta de loucura que todos temos dentro de nós? Onde fica o ser diferente, o ter ideias e atitudes diferentes das do rebanho?"
    Eu sei que é só um desabafo bem humorado, mas... tudo isso só faz sentido se houver respeito pelos outros, Gaja. Tão só.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Ui, ainda que seja 'certinha', detesto a ideia de rebanhos e de que todos temos que ser iguais...
    :O

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: