quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Dia 47 - Aquele lugar

A que chamamos de lar mas onde não é só a visão que se nos tolda ao entrar mas também todos os outros sentidos. Podia entrar de olhos vendados que o reconheceria pelo cheiro que é inconfundível. O cheiro a corpos gastos e cansados as caras apáticas, vazias de vida e tristes de tristeza profunda, à espera de gente que lhes passe a mão nas mãos, à espera de rostos conhecidos que nem sempre se reconhecem. Aquele lugar dói. Nem dói somente por ser aquele lugar, acho que a velhice dói, a tristeza dói, a doença e a solidão doem. Demais... 

15 comentários:

  1. Os lares, da forma como estão estruturados em Portugal, são uma mera gare onde os passageiros aguardam o comboio que os leve para o fim da linha.
    É preciso repensar esses espaços.

    Um beijinho, GM :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente verdade AC. E se há alguns onde os velhinhos são bem tratados e acarinhados, muitos há que nem isso. Sim, repensarmos esta fase da vida.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Tão verdade... a dor, a tristeza na postura e nos olhos. O doce sorriso envolvido em carinho e surpresa quando os tocamos, quando os beijamos mesmo que de relance.

    Precisam de mais auxiliares, psicólogos, fisioterapeutas, animadores... precisam de vida. E isso, na maioria creio, não lhes é dado.

    Isa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa, Ainda há alguns lares que lhes proporcionam algum carinho e atenção, já outros, deixam muito a desejar. De qualquer forma são sempre lugares tristes, não é? As vidas de hoje não deixam grandes alternativas, infelizmente...

      Eliminar
  3. Se dói... dói sentirmos que grande parte dos sonhos ficaram por realizar, o tempo está a esgotar-se e os planos para a vida, são os planos para amanhã. E as maiores dores não são as do reumático. São as dores de sentirmos um espírito de 18 anos aprisionado numa carcaça velha e sem préstimo.
    A velhice assusta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assusta muito Zé. E para os que ainda podem pagar um bom lar onde podem ser bem tratados nos seus últimos dias, acaba por ser bom, porque os que não podem, acabem por viver ainda pior, miseravelmente e muitos sozinhos.

      Eliminar
  4. Até hoje só entrei em 3 lares e já foi demais.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Magui. Infelizmente tenho visitado muito um ultimamente e olha que é dos bons. Mesmo assim... tão triste.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Já entrei para estagiar mas, sinceramente não gostei. Gostei de a ler!
    -
    ÀS VEZES...
    -
    Beijos...boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália, são lugares dos quais gostamos de distância e esperamos nunca precisar. Sinceramente louvo e admiro o trabalho de algumas pessoas que trabalham nestes lugares e fazem bem o seu trabalho. Acho que eu não era capaz.

      Eliminar
  6. E será a nossa casa, queira-mos ou não.
    Beijinho GM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Mena, para lá caminhamos, só espero que um dia cuidem bem de mim.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Confissão: não quero ter mais do que mais de 15 anos de vida.
    Pensando assim, começo a gostar mais do presente. Tem outro sabor, quando realmente pensamos que o "amanhã" poderá não existir. Ou que a tua vida não vai até aos 80... Se pensares que vai ser curta, tudo fica mais atinadinho.

    estou a pensar em deixar todos os assuntos resolvidos... just in case something happens. Porque pode acontecer. E depois?

    ai, que funesto!
    Viva a vida.
    Mas pensemos também que terá um final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portuguesinha, pois é, mais vale não sofrer por antecipação, mas é inevitável pensarmos nisso quando lá vamos e já temos meio século de idade :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Perdi uma avó num lar. Felizmente posso dizer que era um sítio excelente onde todos era e continuam a ser bem tratados pelo que sei. Ainda existem sítios assim, poucos sim, mas ainda os há...
    Bjs.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: