quinta-feira, 31 de março de 2016

Por mais anos que viva

Gosto de ter a minha cabeça organizada  e bem arquivada, que já bem me bastam as confucões dos dias de limpeza, mais os cinzentos em que se me baralha tudo e os de vento onde as ideias voam e vão parar aos mais estranhos lugares. Para voltar a organizá-las é sempre uma trabalheira.
Um móvel alto, dividido em gavetas, por prioridades e cada gaveta tem pastas e sub pastas. A gaveta dos projetos está logo ali ao lado da gaveta das expetativas que por sua vez tem pastas para os detalhes. Ora, se a dos projetos está cheia, pois á medida que os vou concretizando, vou sempre colocando mais, a das expetativas não lhe fica atrás e por mais que viva e ensinamentos que tome, não irei aprender nunca a não a encher.
Quanto mais expetativas crio em projetos que não dependem só de mim, mais desilusões apanho.
Por mais anos que viva, hei-de morrer sem entender as pessoas.

24 comentários:

  1. Organiza-te, querida. Mas não faças projetos nem acredites muito nas pessoas, olha que elas sempre nos desiludem, por um motivo ou outro. Acredita sempre e só em ti.
    Beijinhos GM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há coisas que não conseguimos fazer sozinhos, devemos sempre fazê-las com cautela não criando expetativas, aí é que é difícil, sempre acabamos por esperar alguma coisa das pessoas. Mas numa coisa estás completamente certa, acreditar mesmo, é só em nós próprios e mesmo assim ainda nos desiludimos de ve em quando. Jinho Nina

      Eliminar
    2. Claro que sim, quando se quer fazer algo em que precisamos de outros para os concretizar, teremos de pedir ajuda, agora saber se nos vão ajudar ou não aí já é mais complicado. Criam-se expectativas que muitas vezes não se concretizam. Vivemos num mundo em que cada só olha por si e às vezes mal. As pessoas não são fáceis de entender, não há interajuda.
      Com o tempo aprendemos isso. Mas tudo se resolve GM.
      Beeijosssssss e descansa. Amanhã acordas melhor.

      Eliminar
    3. Tudo acaba por passar até a desilusão, mais tarde ou mais cedo, mas uma pessoa chega a pensar que o melhor mesmo é sermos como alguns, ver apenas o nosso umbigo. Pelo menos assim não se sofre tanto. Bjinho Nina

      Eliminar
  2. Projectos, se não são unipessoais, deverá ter-se o cuidado, de auscultar várias hipóteses de sócios, o engajamento tem que ser total, ou sai furado.
    Depois, a vida, é uma sócia muito inconstante, e tantas vezes puxa o tapete a um dos sócios e, mais uma vez, pode sair furado.
    Leva com calma GM

    Abreijo e boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de muito grave, mas promessas incumpridas desiludem por demais. Nada que não devesse ter já aprendido. É ir com calma, muita calma :) Jinho Non

      Eliminar
  3. Eu substituí os "tarecos" por planícies com gatos e outros bichos.
    Gostei deste texto em modo arquivador. :)
    Beijinhos, GM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa opção Teresa, sem dúvida, fugir desta selva humana bem mais perigosa do que a selva dos bichos. Bjinho

      Eliminar
  4. Pois as pessoas são imprevisíveis, por mais que acreditemos que as conhecemos bem, acabam sempre por nos surpreender, e o pior é que nem sempre é pela positiva.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pior ainda é quando as conhecemos e nos iludimos na mesma para nos desiludir em seguida. Mas uma coisa eu aprendi, é ficar com um pé atrás. Beijinho Elvira

      Eliminar
  5. Há muito tempo que deixei de tentar entender as pessoas! E quanto às ilusões... deixo-te uma frase minha publicada no blog em 2011 - passados 5 anos, faz ainda mais sentido! http://on-the-catwalk.blogspot.pt/2011/09/blog-post_22.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente vetdade Gata. As pessoas só nos desiludem porque ainda nos iludimos. E se bem me parece, assim há-de ser sempre. Não conheço ninguém que de vez em quando não se dediluda, infelizmente :)

      Eliminar
  6. Sorte a minha pela única gaveta onde guardo tudo isso numa única pasta - a dos "sonhos". Eu "até entendo" as pessoas, elas é que não me "entendem"(!), daí as (des)ilusões.
    ...Vamos ter fim de semana com chuva. Pode ser que volte aos seus "arquivos"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me lembre da chuva no fim de semana Carlos, que é mais uma desilusão :)

      Eliminar
  7. Alguém sábio já dizia: "quanto mais conheço as pessoas, mais amo os animais" e é bem verdade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito sábio mesmo Miúda, mas até esses por vezes se passam e mordem quem lhes dá alimento. Não há que fiar :))

      Eliminar
  8. Faz como eu: desisti das pessoas e adotei um cão. Um cão supera todas as expectativas que depositamos nele e não exige muito em troca. Ração diária, um ou outro biscoito/guloseima, correrias parvas e muito carinho.
    Alguém um dia me disse:
    - Fechas o teu cão na mala do carro e ao fim dumas horas abres a porta e ele faz uma festa como se fosses o seu melhor amigo. A seguir fecha a namorada na mala, só durante 5 minutos e vais ver o arraial de porrada que levas quando a soltares. ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah. Verdade esperto :))
      E a pensar nisso arranjei dois gatos, a quem trato como reis, mas um é tão sacana que faz xixi nos cortinados e a seguir vem pedir festinhas. Até parece que ele é a pessoa e eu é que sou o animal :))))

      Eliminar
  9. Respostas
    1. As pessoas são uma caixinha de surpresas, achamos que as conhecemos mas não :)

      Eliminar
  10. As pessoas são o que são, Gaja, e tu és o que és. Sabes uma coisa? Apesar das desilusões, as pessoas valem sempre a pena, pelo menos algumas. É por isso que temos as nossas preferências. No fundo, quase tudo se baseia numa ideia muito simples: se desistes das pessoas, elas desistem de ti; se investires nelas, é possível que tenhas algum retorno, nem sempre garantido. Complicado? Nem tanto. Tens é que viver de acordo com o que sentes, fazer o que gostas, mas sem nunca passar a linha vermelha, ou seja, prescindir dos outros.
    Com toda esta conversa, já iam umas pedaladas na bike, não é assim?

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um conselho muito sábio AC e sempre que penso desistir de alguém acabo a fazer mais uma teimosa tentativa. Muitas vezes é nessa última tentativa que as coisas se resolvem. Dificilmente desisto de alguém, mas como é normal, as pessoas que tiram o pior de nós vão ficando em segundo plano. É assim a vida.
      Pedalar? Já pedalei, claro :)) Beijinho

      Eliminar
  11. Nem me fales em limpezas que estou aqui que nem posso...

    ResponderEliminar
  12. Há pessoas que mas vale desistir, sugam as nossas energias e boa disposição. A vida tem-me ensinado a concentrar-me no bom :) tento pelo menos :)

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: