segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Façam o favor de serem felizes!

Comam e bebam e riam  e vivam 2014 o melhor que conseguirem. 
Aproveitem bem mais um ano das vossas vidas.
Eu cá quero ver se passo por 2014 sã e escorreita e cheia de coisas boas para vos contar.


Feliz 2014!






domingo, 29 de dezembro de 2013

Isto de estar de férias é uma canseira.

Senão, vejamos:
Ver 5 episódios da série Downton Abbey  em atraso - feito
Ver a 2ª e 3ª séries do Game of the Thrones - faltam 5 episódios
Procurar a garantia do meu relógio "conta calorias/treinos" - desmontei a casa toda e não encontrei!! Depois tive de arrumar tudo outra vez!! Mordafoca pá, fiquei à rasca das cruzes!!
Pedalar - feito, claro!
Pôr o jardim num brinquinho - feito, está que é um orgulho mas ainda fiquei pior das cruzes, pá!!.
Continuar com jantares e afins - feito, mas ainda não terminou... Xiça, entretanto tenho uma pança que parece que estou grávida.
Isto dá muita trabalheira, dá ou não dá?  e cansa!!
Mas por tudo isto não tenho tido tempo de vir aqui cagar larachas nem de vos visitar. Mas não me esqueci de vocês ok?
Eu já venho :-)

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Este foi o ano

Este não foi um ano fácil.
Por várias razões, mas principalmente porque perdi uma das minhas pessoas, aquela que era um dos pilares da minha vida, aquela que foi tudo para mim. Eu abanei, mas não caí. Mas este também foi o ano em que me redescobri e verifiquei que afinal sou forte, muito forte.
Este foi o ano em que, á conta de redefinir prioridades e passar a fazer coisas que gosto em detrimento de outras e dedicar-me de corpo e alma ao desporto, finalmente ultrapassei os meus problemas de auto-estima. E ainda dizem que fazer mapling e zapping é o melhor que há, não é!
Este foi o ano em que aprendi a viver com a frustração que sinto no meu actual local de trabalho e a aceitar e encarar com humor as trombas das minhas múmias queridas e fofinhas.
Este foi o ano em que MaisVelho, que andou numa fase estranha, meio perdido e “a patinar” encontrou o seu rumo decidindo ir para a Universidade e seguir um caminho. Apesar do enorme investimento financeiro e do afastamento físico, tenho agora esperança que finalmente reflicta e amadureça a sua forma de ser, espero que finalmente compreenda e estime a sua família e vá alterando a sua atitude perante ela.
Este foi o ano em que MaiNovo entendeu a importância da escola para o seu futuro e começou a estudar (já não era sem tempo, ein? Anda no 11º ano..)
Este foi o ano em que aprendi a desapegar-me de “coisas” e dar mais valor à vida e a viver o presente não guardando a vida para amanhã. Quando digo “coisas”, falo de bens materiais, às vezes é preciso tão pouco para sermos felizes…
Este foi o ano de algumas des-amizades, mas também de conclusões, quem não gosta de mim como eu sou e acha que devo mudar, não é com certeza meu amigo, pois os meus verdadeiros amigos, os do peito, aqueles de há quase 30 anos e que me conhecem como ninguém, esses estão sempre ali, de pedra e cal, gostando de mim com feitios e defeitos, os outros vão e vêm ao longo da nossa vida, não é?
Este foi o ano em que dediquei muito do meu tempo a mim mesma. Só comecei a contar desde Agosto, mas a partir dessa data andei 950 kms de bike, fiz 3000 minutos de aulas no ginásio e gastei em ambas as actividades, cerca de 60.000 calorias. Este ano fiz 12 maratonas de Btt e ganhei 6 prémios. Desta façanha tirei várias conclusões sobre mim própria.
Uma é que afinal nunca é tarde para começar algo, seja o que for, outra é que com força, determinação e vontade, as coisas acontecem, outra ainda é que também eu tenho valor, todos têm valor, independentemente de algumas pessoas nos quererem fazer pensar o contrário.
Este foi também mais um ano em que maridão me apoiou incondicionalmente e eu a ele, tornando possível a realização de muitos dos meus/nossos sonhos. Somos de facto uma grande dupla.
Este foi o ano em que mais uma vez o mundo da blogosfera fez parte da minha vida e ainda bem, há de facto pessoas fantásticas e este é um mundo onde podemos aprender muito, mas muito mesmo.
Finalmente, e em jeito de conclusão, até começar a escrever estas palavras achava que o meu ano tinha sido mau, mas depois, ao longo desta introspecção fui mudando de ideias e por fim, e à excepção dos meses de Junho e Julho, altura em que vi sofrer e sofri demais e caí, levantando-me logo em seguida e seguindo em frente, até tive um ano bom.
Que venha outro novinho em folha.



"Pança killer!

Já comecei a tratar do assunto, ou tentei vá. Uma voltinha de 25 kms até à praia... o mar estava um cão!
Não sei, mas acho que a bike está meio avariada, estava pesada que mais parecia um camião, os pneus colavam-se ao chão e não queriam avançar por nada neste mundo e os pedais... ai os pedais, quem me dera ter recebido um motor neste Natal...






quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Uf! Saí da mesa!



Não venho aqui para vos dizer que passei um Natal maravilhoso no aconchego do lar junto da família à lareira em paz e cheia de amor e tudo e tudo. Não venho aqui dizer que trocámos presentes lindos e que foi mais um Natal que afinal não foi um Des-Natal mas sim mais um Natal. Não venho aqui dizer que comi que nem um alarve, que marchou de tudo e lamentar-me muito e dizer que amanhã se não chover sai pedalada pois sinto-me um verdadeiro chouriço.
Eu venho aqui dizer: Já passou, xiça, finalmente saí da mesa...

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Está na hora

Podia ser original e desejar-vos uma boa Páscoa, um bom Carnaval ou umas boas férias de verão, mas não, eu cá sou tradicional e agora está mesmo é na hora de desejar a todos vós um Feliz Natal.
Comam-se e bebam-se o melhor que puderem, vá, depois pensam nos problemas.



A minha caixa de correio está que não se aguenta de felicidade

Chegou o meu Miminho da Troca de Miminhos da Anita e é lindo!
Muito, muito obrigada Scarlet Red, fizeste o meu dia mais feliz.
Feliz Natal!




domingo, 22 de dezembro de 2013

Coisas de Gaja

Há uma semana que não ponho as patas no ginásio, há duas que não pedalo e até o meu relógio Polar de contar calorias e medir a frequência cardíaca se avariou. É mesmo para a engorda!
Digamos que estou a trabalhar para ganhar pele de foca, isto é, aquela camada de gordura que me vai para a pança e para todo o lado excepto para os sítios que deve. Sempre serve para calar quem diz que estou feia de magra, gentinha que só fica mesmo satisfeita quando me vê com a bóia à volta da cintura, mas não fiquem assim tão felizes e me aguardem que eu não vou deixar que isso aconteça e logo volto aos treinos mesmo em altas! Vou até fazer um cartaz a dizer "Não chateiem, eu gosto de ser feia de magra!"
Nos entretantos até me diverti com estas coisas de Gaja. Compras! qual é a Gaja que não delira com a criação e compra de um Outfit para o jantar de Natal da empresa, ein? E unhas? vermelhas cor do Natal, e o cabelo? Depois da aventura que foi pintar o cabelo em casa e quase perder a identidade, voltei às madeixas, voltei a ser loira, às riscas vá. Agora sim, sou eu!
E já me sinto um pouco mais Gaja. Isto de passar a vida no ginásio e a pedalar e ter o cabelo que mais parece uma esfregona e as unhas todas esfodaçadas e andar de sapatilhas, sapatos de encaixe ou botas rasas e roupa desportiva demasiadas vezes já me andava a meter nervos. MaiNovo quando me viu sair para o jantar da empresa até se riu: "Vais conseguir ir de andas??" Pois não foi fácil equilibrar-me naqueles saltos e parecia uma aleijadinha a andar, mas isso não interessa nada, não é? Bom, quase não me levantei da mesa para não ter de andar naqueles saltos enormes, mas não me estatelei no chão nem na ida nem na volta, já foi positivo. 
Mais um dia de trabalho e fico de férias, Yes!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Porque? Porque?

A minha fama de gulosa e amplamente conhecida. Ontem cheguei a casa estava isto a minha espera.. Cornucópias de Alcobaca! Por este andar, quando acabarem as festas não caibo nas portas...
Oh God!!


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

À procura de um futuro…

Cada vez somos menos. MaisVelho, a estudar longe, só vem a casa aos fins-de-semana, sobrinho, casado com Boliviana que conheceu em Strasbourg, vive neste momento em Madrid mas vai para o Brasil, sobrinha, vai terminar a sua especialidade médica em Baltimore, EUA…
À semelhança de muitas outras famílias, a minha não é excepção. Famílias e famílias partidas, separadas, afastadas, muitas vezes para sempre em nome de uma boa causa e à procura de um futuro…

Espero que esse futuro valha a pena.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Finalmente imbuída!

Pois não tive outro remédio senão mergulhar de cabeça no espírito. O tal, o espírito, o natalício...
A uma semana da coisa acontecer, ou era agora ou nunca. Enchi-me de coragem, injectei 2 litros de paciência, respirei fundo e arranquei para o Shopping depois do trabalho.
De lista (claro) na mão, comecei timidamente pelos bombons, Yes! Dei uma voltinha pelas lojas e Yes! Cada tiro, cada melro, andava sem dúvidas, sem enganos, completamente decidida levando a cabo a minha missão quase impossível, em 1:30 despachei tudo. Acabei na Fnac, pois claro. Ia-me perdendo naquele mundo das letras, das teclas e dos sons, que eu adoro. Até podia ficar por lá o resto da semana e estoirar tudo quanto é cartão. Seria Natal todos os dias, ó se seria... Mas não! Não, não e não! Dirigi-me certeira aos livros, depois aos jogos, peguei neles, paguei e fugi. Uf! Missão quase impossível superada, agora é preparar-me para o próximo passo, a doçaria... Fui incumbida de fazer... farófias. Irmã quer que eu faça farófias!!! Eu, doceira experiente, qual Jamie Oliver da Província, nunca fiz farófias, acreditam?? Até estou nervosa com tal missão...

P.S. Sorry, não tenho tido tempo de vos visitar, mas logo, logo tudo vai voltar ao normal.

Pequenos dilemas

O que fazer quando descobrimos que alguém não gosta de nós?
É claro que a resposta depende muito do tipo de pessoa e da relação que temos com ela, se é (supostamente) de amizade, se é de trabalho, se é familiar ou até do que nós próprios sentimos por ela.
Seja qual for a relação, para bem de todos e em nome da educação, a resposta é sempre ser politicamente correcta com essa pessoa. Mas a mim isto de ser hipócrita, isto é, de me rir para uma pessoa que não gosta de mim e só me faz mal e de quem passei também a não gostar, revolve-me as entranhas. No mínimo não consigo ser mais do que cordial e educada mas fria e distante, saindo-me até se me picam, atitudes e palavras menos simpáticas.
No início, e se tenho algum apreço pela pessoa, ainda tento que mude de opinião a meu respeito, até tento mostrar quem de facto sou, não vá a pessoa ter emprenhado pelos ouvidos de alguém, ou ser pura embirração, até faço tudo para que as coisas corram bem, mas depois… depois há aquele momento em que a magia se esfuma, a vontade se vai e o desgostar se instala. Por vezes torna-se até uma coisa de pele.

Mas fico triste, sinto-me triste, não gosto que não gostem de mim L

Isto de brincar à hipocrisia até que é um jogo interessante..

No fundo é como colocar uma máscara, o problema é quando se partem os elásticos.

domingo, 15 de dezembro de 2013

A casa do Zé Sapateiro

Ri, comi e bebi mais este fim de semana que no resto do ano inteiro....
8 casais malucos sem filhos, muita comida, ainda mais bebida, uma guitarra, uma casa linda de morrer nas Aldeias de Xisto no meio da serra, só para nós... Uma hospitalidade 5* Um passeio à noite pela serra para ver os veados, uma galhofa pegada...
Não vale a pena dizer mais nada pois não?
Olhem vão lá, à Casa do Zé Sapateiro




sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

E vai ser em tacho de barro que fica mais gostoso

Não sei como consegue, mas o raio do meu gato Zé consegue abrir portas. Decidiu entretanto que tem veia de despertador e tem-se passeado pelos quartos todas as manhãs a acordar toda a gente. Hoje enganou-se na hora!!!!
Apesar de terem sido projectados contra ele todos os objetos ao alcance das mãos, nas mesinhas de cabeceira e assim, ele levou muito a sério a sua veia de despertador e só se calou quando me levantei e corri atrás dele para o esganar. Fechei-o no WC do res do chão, longe dos quartos e "mia prai, meu cabr@o"!
Escusado será dizer que eram 6h da manhã e já não preguei olho... Como contar carneiros não resultou que eles fugiam-me todos, entretive-me a pensar em merdas parvas que me deixaram à beira de um ataque de nervos.
Tou cá c'uma telha....

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Eu não sou cusca ok? Mas vou contar-vos um segredo

Eu já tinha reparado naquela senhora lá no ginásio. Perto dos 60 mas com uma pele de fazer inveja, linda, sedosa, sem manchas e sem rugas.. como é possível pensei...
Conclui pois que devia ser genético quando eu própria me olhei no espelho, bem mais nova e cheia de sardas e pés de galinha.
Ha uns dias, alguem reparou no mesmo que eu e resolveu questionar a Senhora. Eu não sou cusca OK? Ouvi sem querer :) Não, o segredo não é o Creme de LaMer de 200 euros ou o La Prairie de 500, o segredo é o simples o óleo de Rosa Mosqueta, que aplica de manhã e a noite...
A??? Mas que raio é isso?? Veio logo a minha ideia a conversa de MaiNovo, tão fofi que ele sempre é para sua Mãezinha (eu) que me trata por "Morsa " vejam vocês bem, Morsa, mas adiante, ele sempre muito franco e direto diz que eu até aparento cerca de 35 anos, que até pareço uma garota, mas que tenho pés de galinha como as velhas...Blhac!
Carago pá, se eu não compro o raio do óleo milagroso. Pesquisei na NET e verifiquei que é um óleo com propriedades cicatrizantes e regenerantes da pele para rugas, manchas e estrias, além de ser barato e natural.
Foi ontem! Comprei o dito cujo por 11,80 euros e apliquei depois do banho na cara e com massagem à volta dos olhos, boca, cotovelos e calcanhares.
Não, não acordei 10 anos mais nova, sim, continuo com pés de galinha, mas também...
Por vezes os milagres demoram a fazer efeito, certo?
Vamos ver é se não é mais um produto a juntar a dezenas de outros que eu compro e nunca uso porque não tenho pachorra nem tempo para estes rituais.
Pessoas, eu não ganho nada com isto nem sou cusca OK? Mas sou amiga só porque sim. Vá lá, ide comprar o raio do óleo milagroso e daqui a 1 mês voltamos a falar.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ai Cenourita que é desta que os teus afilhados vão parar ao tacho...

Só pode ter havido uma Rave cá em casa... Cheguei do trabalho e deparei-me com isto:


A gataria... nem vê-la. Miaus, Zé e Maria, estavam desaparecidos e escondidos em parte incerta. Já vos disse que a minha árvore era tão linda? Pois... temo que por altura do Dia de Natal não sobre nada da minha linda árvore... já os gatos... não sei, acho que vou ter de os amarrar :)

Eu juro que tentei

Eu tentei, juro que tentei e quando eu juro, isto é palavra de Gaja, tentei mesmo!
No sábado de manhã, tentei ser uma senhora Gaja como já fui em tempos, certinha e isso e dirigi-me à cidade para fazer compras de Natal...
Após algumas horas a percorrer lojas, a mexer em tudo e a engelhar o nariz em cada uma qual Gaja enjoada, cheguei a casa encalorada, descabelada, enervada, cansada e apenas com 1, pessoas, apenas 1 pequeno saco na mão...
Também tentei, juro que tentei, sacar da minha veia outrora tão grande e tão forte de Dona de Casa, engomadeira, limpadeira e organisadeira e passei a tarde  de volta da casa. À noite já só me apetecia ganir... ganir e fugir!
Vai daí que decidi, isto assim não pode ser, não pode! Domingo de manhãsinha, com temperaturas perto dos 0 graus (zero, mesmo!), tudo branco e gelado e mesmo sem maridão, que tinha os seus compromissos do futebol, arranquei toda decidida para mais umas horas de Btt, desta vez num passeio, organizado mas sem fins competitivos. O passeio foi soft, mas valeu pela companhia e o melhor mesmo, foram as bifanas e as Minis (que eu não bebi, ok?) do reforço a meio do percurso. Hehehe.
E por isto, o fim de semana já valeu a pena.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Obrigada Maktub e Árvore de Natal da Blogosfera 2013

Aqui está ele, o cabaz que me foi enviado pela ANB 2013 organizada pela Belle do Blog Maktub e que chegou aqui a casa na sexta-feira, carregado de coisas boas.
Uma iniciativa de louvar, que com a contribuição de várias pessoas do mundo da blogosfera permitiu que a Belle conseguisse organizar vários cabazes que foram distribuídos por várias instituições de apoio a desfavorecidos e alguns outros que foram sorteados entre os concorrentes.
O meu obrigada a todos



Esta coisa da idade

Se há uns anos me dissessem que eu um dia iria pintar as unhas de preto, eu rir-me-ia e diria que esse alguém estava maluco....
Aqui estão elas: 


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A minha aliada.

Não caiu dos céus mas veio de outro departamento substituir piquena múmia que está de baixa. Vai daí que Eu e Aliada unimos nossos esforços e juntas engendrados um plano que veio a revelar-se infalível, para que nesta época natalícia múmias encolhessem  as trombas e sorrissem.
Aliada e Eu somos autenticas gémeas siamesas no que toca a gulosidade e obviamente que o nosso plano teria de contemplar algo que beneficiasse ambas e por isso decidimos que a forma de luta teria sabor a doce.
Imprimi o calendário do mês de Dezembro e estrategicamente fizemos uma escala que incluía múmias, chefes e patroa. Iniciamos então a nossa campanha de sensibilização/persuasão. Fomos de tal forma eficazes e convincentes que desde então, todos os dias de trabalho deste mês de Dezembro têm brilhado de tanto sol dentro do Open Space  e ainda mais importante do que isso, é que trombas de múmias mais piquenas e há neste momento  um tema adocicado para comunicamos. Já tivemos biscoitos, bolachas, bolo de chocolate, partilhamos um calendário do Advento e hoje foi a vez da patroa...
Ainda vamos ter bolo de figos, tarte de amendoim, torta de laranja e por aí... É claro que aí pelo Natal parecemos uns perus inchados e estaremos gordinhos e prontos a sermos trinchados e degustados,mas isso não interessa nada, o que interessa é que múmias andam bué de zen...
Digam lá, eu e Aliada somos ou não somos um espetáculo??

Ser Gaja é... # 11

Ter o roupeiro cheio e não ter nada que vestir...


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

3 letras…

Tenho, por estes dias, pensado muito numa palavra com apenas 3 pequenas letras. Uma pequena palavra mas enorme, onde cabe o mundo, grande parte do meu mundo. Essa palavra é Pai, de “Meu Pai”! Faz por estes dias 5 meses que partiu e eu estou tranquila e em paz.
No entanto, numa fase lamecha como é esta do Natal, aperta-se-me o coração de saudade ao deparar-me com pequenos flaches que me ocorrem ao pensamento e me fazem sorrir.
Sei que não mais vou rir do esforço que ele fazia para parecer sério e sisudo quando queria era desmanchar-se a rir com as minhas macacadas, sei que não mais vou olhar as suas sardas ruivas do nariz e do queixo, iguaizinhas às minhas, sei que não mais posso contar com a paciência dele quando eu desmontava os electrodomésticos e as ferramentas para ver como eram e depois não era capaz de os montar.
E sei, sei que neste Natal ele não vai comer filhoses, apesar de não gostar, apenas para poder dizer a Mamãe que estão maravilhosas, nem vou ver os seus olhos a brilhar a rasgar os embrulhos apesar de ter dito que não queria nada, nem ficar comovida com o abraço apertado que dava aos netos.

Mas sei, sei que ele estará a olhar para nós, cheio de alegria e orgulho e a pensar o quão felizes fomos, todos juntos, durante tantos Natais…

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Vocês é que não sabem, mas eu tenho um Brad Pitt cá em casa...

Aposto que vocês não adivinham quem é quem.... Vá lá, tentem.



Bom, difícil eu sei, são iguaisinhos né? Eu ajudo. Um é MaiNovo, outro é Brad Pitt....

Não? Ainda não conseguem???
Prontes! Eu digo qual é o Brad


Pois... pensavam que era o outro né?
Hehehe digam lá que o bigode de MaiNovo não é o máximo...

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Eu não disse??


Era uma árvore de Natal tão linda....




Dá-se pele e osso, aceita-se músculo!

Não sei m'amande aos coscorões e às filhoses ou se corra para a farmácia e ataque os boiões da Gold Nutrition...
Dos conselhos que me deram ontem, aquando de mais uma prova de Btt, um foi do Gajo da Gold Nutrition que está mortinho para me vender umas cenas.
Diz que sabe que eu ando a dar-lhe com força (no exercício físico, claro) que estou bué de magra e que ando a gastar a massa muscular, sendo que entretanto faço "tilt" com tanta pedalada. Diz que eu preciso  de uns suplementos!!
E o pior é que já me falaram do mesmo no ginásio. Lá a solução passa por fazer menos cardio e mais musculação, mas a teoria da magreza é igual. O que é certo é que resolvi pesar-me e... Ooops! Ooops mesmo!! E agora que me falam disso, até a mim me parece que a minha roupa cresceu...
Eu aqui a achar-me magra e gira e afinal pareço uma tábua de passar a ferro com pernas...




segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Foi lindo!

À minha passagem o publico rejubilava e gritava o meu nome. Ainda olhei para trás, mas não, aquilo era para mim mesmo. As pessoas sabiam o meu nome e gritavam incentivos, batiam palmas. OK, alguns diziam, "acelera que a outra vem aí" ou "mete uma acima que vais aí a mastigar"... Mas à noite choveram fotos minhas e pedidos de amizade no Facebook. Pronto! Acho que dei nas vistas...
Foram as 3 horas de resistência em BTT da minha cidade, cada volta 7kms, 5 no pinhal, 2 em estrada, no meio das pessoas, durante 3 horas.
No fim da 1a volta, parei de tremer de frio, ao fim da 2a já me sentia quentinha e nas outras quando ouvia gritarem o meu nome até ficava com calores. Foi lindo sim, especialmente quando subi ao pódio inchada de orgulho. Maridao inchou comigo. O olhar dele de "aquela é a minha Gaja!" valeu o esforço. Sou uma Gaja de sorte.