segunda-feira, 29 de outubro de 2012

De maneiras que é isto


Ao longo da minha vida pensei muitas vezes no dia em que chegaria este momento e de todas as vezes em que pensei, não encontrei uma solução e agradeci por esse dia ainda estar muito longe.
Hoje, estou a começar a deparar-me com “O dia em que os nossos pais necessitam de cuidados, quase como se fossem os nossos filhos bébés”.
Eu e a minha irmã temos as nossas profissões, as nossas famílias, as nossas vidas super preenchidas e os nossos pais necessitam de nós, agora!
Não nos podemos dar ao luxo de perder os nossos empregos e também não nos sobra muita disponibilidade. A minha irmã diz estar à vontade para pagar os serviços de alguém e eu, não me sinto muito bem com a minha consciência se o fizer, pois eles sempre estiveram lá para mim…
E chegou a hora de retribuir.
Quanto à lei, esta não prevê nada neste sentido, não existe prestação de assistência à família remunerada…
E então estamos assim, fazendo umas coisitas, visitando, dando atenção e carinho, tirando uns dias das nossas férias quando necessário.
Quando chegarmos à fase de cuidados continuados diurnos e nocturnos, a ver vamos o que vai acontecer.
De maneiras que é isto.
Uma situação que muita gente já viveu ou vai viver e que ultrapassou ou vai ultrapassar, da melhor forma possível, assim como eu vou ter de fazer.
O que eu não queria de todo que acontecesse era um dia viver arrependida ou com o sentimento de culpa por não ter feito isto ou aquilo, por isso vou mesmo ter de me superar e arranjar forma de me desdobrar em mais uma.

5 comentários:

  1. Percebo, mas ainda assim, os teus pais podiam frequentar durante o dia um centro de dia, e À noite vocês tomavam conta deles, para não passarem o dia sós. é complicado, eu percebo-te muito bem. Espero que resolvas a situação para um dia não te arrependeres.

    Beijinho :D

    ResponderEliminar
  2. Também penso muitas vezes nesse dia, no dia em que os meus pais precisarão de mim e da minha irmã para cuidar deles. Imagino que quando chega essa altura há decisões muito difíceis de tomar, muitos dilemas, e nunca ninguém está realmente preparado. Espero que tu e a tua irmã consigam da melhor forma dar o que de melhor têm para dar aos vossos pais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não imaginas as vezes que penso nisto.
    Os meus pais moram no prédio em frente a mim e vemo-nos diáriamente.E não consigo imaginar a minha vida sem eles.
    Com a agravante que sou filha única e não terei com quem dividir tarefas de cuidados extras.
    Enfim ... o melhor é nem pensar muito nisso.
    Um dia de cada vez.
    Quanto a ti resta-me desejar-te sorte e força para levares a bom porto mais uma "luta"
    Beijinho querida :)!

    ResponderEliminar
  4. É mesmo assim, tenta-se fazer o melhor. Cuidar de quem já cuidou de nós.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Deve ser uma situação mesmo complicada. Espero que tudo corra bem*

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: