Esta tarde, olhava eu pela vidraça da sala de trabalho constatando que a chuva tinha dado tréguas e que até talvez fosse desta que o tempo abrisse e quem sabe até o sol desse um ar da sua graça, quando me veio á memória o cheiro do queijo que distribuiam pelos alunos quando eu andava na escola primária.
Tenho esta mania de guardar memórias com cheiros, vá-se lá saber porquê. E nem faço a menor ideia porque raio fui eu lembrar-me do cheiro áquele queijo num dia em que me apeteceu bater em pessoas porque estava a chover.
Mas falava eu do cheiro daquele queijo que vinha em latas para as escolas depois do 25 de Abril. Em chegando o intervalo, fazíamos fila e a professora abria as latas e cortava e distribuia pedaços de queijo com bolachas por todos nós. Alguns nunca lanchavam porque simplesmente não tinham nada para lanchar e assim, passaram a comer a meio da manhã. Não era o meu caso, a quem a minha mãe mandava pão e fruta e ai de mim que não comesse tudo, mas o queijo era para todos sem discriminações e todos tinham de o comer.. O queijo que vinha em latas! Foi mais ou menos nessa altura que me lembro de ter passado de "palito/palito fino" para somente "palito com pernas".
Lembro-me até do sacrifício que fazia por ter de o comer pois não gostava do queijo, muito menos do cheio. Mas hoje apeteceu-me tanto uma lasca....
Pois é amiga de vez em quando as memórias de infância tomam conta de nós.
ResponderEliminarUm abraço
É bom ter memórias Elvira, é sinal que ainda cá estamos para as recordar :) Abraço
EliminarTambém tenho cheiros que me trazem à memória, sentires guardados há muito, que me fazem tantas vezes sorrir e até sentir saudade.
ResponderEliminarToma lá um queijo repenicado GM :)
Non, talvez seja por isto que gosto tanto de queijos e é engraçado porque os meus filhos partilham deste meu gosto. Gasto fortunas em queijos :))
EliminarHá momentos assim, duma nostalgia que nem sabemos muito bem explicar (=
ResponderEliminarSofia, ás vezes penso onde é que vamos buscar estes flashes da vida, coisas que parecem não ter importância e vamos a ver, vão ficando :)
EliminarDe todos os sentidos, acho que o olfato é o que está mais ligado ao mundo dos afetos. Às vezes, é ele que dá corda à memoria :)
ResponderEliminarUm beijinho, GM
É isso Miss Smile e é incrível como estas pequenas coisas nos ficam para sempre. Eu que nunca queria comer, hoje lembro este cheiro do queijo com tanto gosto e vontade de voltar a prová-lo :) Beijinho
EliminarA mim também, mas depois tomei banho e lavei bem os pés (com vinagre de cidra) e agora cheira-me escabeche. eheheh
ResponderEliminareheheh homem do leme, carapaus com molho de escabeche é bom, muito bom. Há tanto tempo que não como... :))
Eliminaruma memória olfativa. essa, veio para ficar.
ResponderEliminarbom dia, GM.
Tenho tantas memórias olfativas Mia, por vezes dou por mim a pensar num cheiro que não consigo bem identificar e não descanso enquanto não descubro. Beijinho
EliminarHá cheiros que nos fazem regressar a memórias "infindáveis"... :)
ResponderEliminarBeijinhos.
Algures no Oeste, cheiros, gostos, emoções, transportam-nos no tempo :)) Beijinho
EliminarBom dia e um "queijo da serra", GM :-).
ResponderEliminarUi Carlos, queijo da serra! Tenho um tio que viveu em Guebwiller - Vosges - França que me mandava uns queijos que cheiravam a "chulé" e me empestavam a casa toda, mas eu adorava aquilo. Adoro queijos :))
Eliminar...faltou dizer: um queijo da "MINHA" (serra), que fica agarradinha à outra, famosa pelo queijo de lá - os de cá também são como os de lá, bons para quem gosta!
ResponderEliminarTem toda a razão Carlos, quando vou a Ferraria de S. João trago sempre um carregamento de queijos caseiros de cabra e há pouco tempo fui a Seia, vieram dos outros. Ai o meu "castrol" :)))
Eliminarahahaha as coisas de que temos saudades hein... eu era bolachas maria XD e olha que de vez em quando lá me dá vontade de as comer lol
ResponderEliminarHoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros
C. também havia o leite com chocolate e depois na escola preparatória, as sandes de atum. Eram maravilhosas :))
EliminarSim, o dia dos Enfermeiros, dia que prezo muito :)
Já não sou do tempo do queijo em lata, mas concordo que as memórias olfativas da infância deixam marcas profundas na nossa memória.
ResponderEliminarE eu que gosto tanto de queijo, mesmo sem o conhecer, não me importava nada de comer uma lasca também :)
bjs
Catarina, o unico queijo que tem um cheiro parecido atualmente é o queijo fundido, mas mesmo assim, aquele era inconfundível :) Bjs
EliminarNostalgia... Do meu tempo adorava os pacotinhos de leite :)
ResponderEliminarNão davam queijinho :D
Miúda, depois houve os pacotinhos de leite sim, mas não sei porquê desses nem me lembrava. Sou fã de queijo :))
EliminarComo te compreendo, os cheiros transportam-me para os acontecimentos passados mais incríveis. :))
ResponderEliminarAva, estes flashes aparecem do nada e trazem-nos cada coisa á memória... é realmente incrível o poder da mente, passaram-se anos e anos sem pensar nisto e agora de repente senti-me teletransportada no tempo :))
Eliminarnão me lembro...mas também associo muito os cheiros a fases da minha vida!
ResponderEliminarMaria do Mundo, és mais nova do que eu, talvez na tua altura já fosse diferente. Isto de que falo penso ter sido após o 25 de Abril, em 74 eu andava na segunda classe :)
Eliminar:)
ResponderEliminarfoi a saudade desses tempos :)
Tenho muitos flashes dessa altura Vizinha, a bata que eu usava, as brincadeiras do intervalo, a régua da Professora :))) Boms flashes sim.
EliminarTambém tenho recordações em fleches de acordo com o cheiro que sinto. As vezes me remetem a infância, a adolescência ou simplesmente a família que formei com meu amado.
ResponderEliminarRosas, café, sucos, bolos, perfumes. Tudo me faz recordar de algo.
https://renatacaline.blogspot.com.br
Tal como eu Renata, a maioria das minhas recordações trazem cheiros consigo. Abraço :))
EliminarXiiiiiii a infância, às vezes também penso na minha, na escola, nos colegas, nas bricadeiras, mas curioso, por aqui não davam queijo, era leite com sabor a morango :)mas é tão bom recordar esses tempos, quem me dera lá. A minha escola primária ainda existe e até foi agora remodelada, quando lá passo, dá cá um aperto :( saudades, são saudades.
ResponderEliminarBeijinhos GM
(amanhã vais-te lembrar da porrada que davas nos outros miúdos) mas não era por causa da chuva não :):)
eheheh nina, lembro-me de quase todos os dias rasgar as meias nos joelhos no recreio e de chegar a casa e ouvir a minha mãe ralhar. Passo muitas vezes á minha escola, também foi remodelada, mas parece que ainda me vejo por ali a correr :)
EliminarTambém sempre achei que os cheiros são grandes condutores de memórias :)
ResponderEliminarPois é Nádia, memórias olfativas, será que todos as têm?
EliminarA vida é feita de cheiros e de memórias...
ResponderEliminarIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
É engraçado Isa não é? Memórias com cheiro :))
EliminarDia 11 de Maio, desde este dia ( o dia em que te cheirou a queijo) que não te ponho as bistas em cima? Culpa do queijo que provoca esquecimento (dizem) ?
ResponderEliminarCadê TUuuuuuuu?
Olá amiga Non. Cansada.... Cá ando por aqui muito ocupada a tratar de filhos e de mãe, reuniões de trabalho, profissão de fé de familiares, jantares de família, pedaladas. cansada, sem inspiração. ..
EliminarJá passa :) obrigada Non beijinho grande
Xiça é muito para uma mulher só :)
Eliminar