terça-feira, 2 de abril de 2013

Conceitos minimalistas


Desde que descobri este blogue, que decidi adoptar um estilo de vida mais minimalista e comecei a destralhar a minha vida, aos poucos.
Primeiro, os bens materiais.
Destralhei os quartos, as casas de banho, as salas e a cozinha, desfiz-me do que não era necessário e do que já não usava á imenso tempo, deixando e organizando só o essencial.
Esvaziei gavetas, armários, arrecadações, despensas, dei coisas, arrumei algumas e outras foram directamente para o lixo. Tudo tralha material que só serve para encher armários e complicar as nossas vidas quando se necessita de tão pouco para viver feliz.
Ganhei espaço, conforto e tempo para fazer o que gosto e me dá prazer.
Da despensa, ao guarda-roupa e às utilidades, passei a avaliar muito bem e a comprar apenas o estritamente necessário. Não encho a casa de entulho e a carteira agradece.
Agora, limpar a casa tornou-se mais simples, prático e rápido.
Depois, os bens não materiais.
Desde baús de recordações, fotografias, filmes, cartas, papeis, tenho vindo a organizar tudo e a ponderar sobre o que realmente necessito. A nível informático, a mesma coisa, desde Google Reader, ambiente de trabalho do PC, telefone e agora o tablet, está tudo um brinquinho.
Não foi muito difícil deixar ir algumas coisas, já outras… Essas, as que custam a largar, ficam durante um ano numa caixa longe da vista e se ao fim desse tempo não me lembrar delas, é porque não são necessárias, estão prontas para seguir o seu caminho.
Posso dizer-vos que minha qualidade de vida tem melhorado muito no que toca ao tempo e dinheiro despendido.
Nisto tudo só é pena uma coisa, é não conseguirmos fazer o mesmo na nossa cabeça. Filtrar, organizar, criar pastas ou caixas e catalogar, era o ideal. O bom mesmo, seria mandar para o lixo, apagar simplesmente o que não interessa e guardar apenas aquilo que queremos, não é? 

10 comentários:

  1. Eu sou leitor assíduo do zenhabits.net Leo Babauta.

    Acho que podes gostar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blogue já tem uns anitos, pelo que a própria história dele até chegar ao estilo de vida minimalista se tornou muito interessante. E sim (ok, na perspectiva masculina) sentiu muitas das transformações que tu estás a sentir na tua vida. Desculpa o comentário maior, mas é um dos meus temas favoritos :)

      Eliminar
    2. estive a ver e é de facto muito interessante e responde a quase todas as nossas questões e dúvidas. Fiquei fã. Obg. :D

      Eliminar
  2. Mesmo assim continuo a não gostar das limpezas.
    Um Delete que bem me fazia de vez em quando.
    Problema do feed penso que resolvido. Acho eu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também sigo o dito blog e de há uns meses para cá também eu comecei a destralhar, aos poucos que a coisa não é fácil, e sinto-me muito melhor! Quanto à cabeça, com jeitinho também se consegue, com muito exercício mental, digo eu... :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  4. Gaja Maria onde metias as tuas múmias? :D

    Também gosto do blogue da Rita, e já destralhei muita coisa cá em casa. A cabeça vai aos poucos :)

    ResponderEliminar
  5. Eu sou a rainha das limpezas, para mim é terapêutico. (se não fossem as limpezas, ou estava num hospício ou numa prisão...). E cada vez guardo menos coisas e dou mais coisas. Só não me 'destralho' dos livros e dos discos!

    ResponderEliminar
  6. Tb adoro ler, apesar de ainda não ter conseguido livrar me de muita tralha...mas aos poucos vai!

    ResponderEliminar
  7. aquele blogue é fantástico, admiro aquela mulher e admiro-te a ti! sou tua Fã gaja Maria! devíamos ser todos assim, mais práticos e livres!

    beijo enorme

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: