quarta-feira, 21 de abril de 2021

14/2021 - O algeroz

Da janela do lugar onde passo a maioria dos meus dias observo um algeroz onde habita uma família, que, não que eu entenda grande coisa de pássaros, julgo ser de chapins-carvoeiro.
A espaços temporais, dois adultos voltam ao algeroz e, à vez, passam os dias fazendo viagens de ida e volta, trazendo no bico algo que depositam lá dentro. Talvez materiais para a construção de um ninho ou quem sabe , nesta altura do ano, alimento para os filhotes.
Um deles posiciona-se muitas vezes rente ao telhado por cima do algeroz a observar os arredores como quem faz a ronda à procura de malfeitores.
Eu, sinto-me um stalker que os prescruta e observa sem ser vista. Mas que todos os perigos que eles enfrentam fossem este, o de ser olhado com admiração e apreciado.
Na primavera passada dei com um filhote morto, caido por baixo do algeroz. Algum voo iniciante e mal sucedido que espero não se repita este ano, pois torço para que esta família, não tão diferente assim das nossas famílias humanas, que tal como eles, lutam para construir os seus ninhos e cuidar e proteger as suas crias. 
Quem dera que as nossas vidas fossem assim tão simples como encetar pequenos voos à procura de gravetos para construir uma alcova e apanhar minhocas e sementes para alimento...

8 comentários:

  1. Quem me dera que todas as pessoas tivessem a tua sensibilidade, GM.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh. AC, obrigada, pena que a sensibilidade nem sempre seja compreendida :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Infelizmente, algumas das jovens crias, ainda sem penas, completamente dependentes, são literalmente atiradas para fora do ninho pelos próprios progenitores. Isto sucede quando a ninhada é grande e a procura de alimento resulta em escassez... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra, agora que o dizes compreendo a observação de um colega da sala que na altura disse "Oh, coitado, foi expulso do ninho" eu fiquei a olhar par ele e repondi "ah, não. Devia estar a tentar o seu primeiro voo e caiu"
      Acho que vou ler sobre o assunto :)

      Eliminar
  3. Gostei bastante do texto! Parabéns :))
    *
    São lembranças que o destino traça
    -
    Beijo e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
  4. No meu jardim tenho um arbusto onde a passarada faz ninho.
    Eu até gosto, mas deviam ser mais agradecidos e não me cagarem os muros😆
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. A vida deles também não é fácil pois os predadores são muitos.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Que não seja isso que fiques infeliz. O que não faltam são algerozes e minhocas. Dessas e das outras. eheheh

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: