sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Agora a sério


Este que está a terminar foi um ano dos difíceis. Começou mal, continuou mal. Tão mal que quis terminá-lo e começar um novo em julho. Não resultou. Continuo a tentar encontrar-me no meio da confusão, quando já tenho idade suficiente para não me perder. Mas não vale a pena enumerar o que correu mal a nível pessoal, profissional e familiar, isto é, a todos os níveis, portanto, mas sim, vale muito a pena, encaixotar e arrumar a parte do ano mau e lembrar o que de bom aconteceu e que, ainda assim, foi tanto.
Pese embora os acontecimentos barra contratempos, Mamãe sobreviveu, Sogro sobreviveu, as minhas relações afetivas sobreviveram. O meu corpo, pese embora as alterações, sobreviveu, já a minha alma, ah, a alma, com algumas ajudas, cá vai andando, periclitante uns dias, cheia de certezas da vida em outros.
Fui à bênção das pastas de MaiNovo e vim de lá inchada de orgulho. Meu MaisVelho está finalmente a encontrar o seu caminho e a ganhar juízo e nada me deixa mais feliz do que isso. Tenho tentado ser maior todos os dias. Faço das tripas coração para apoiar a família em momentos difíceis, mas não tem sido fácil pois faço-o à minha maneira, a qual é, digamos, peculiar, e me deixa sempre um amargo de boca. Fiz o que mais gosto. Percorri doze aldeias históricas a pedalar e mais a Costa Vicentina, conheci melhor Fafe, Amarante, Póvoa, Mondim e Caramulo, tudo ao pedal. Pedalei por muitos outros lugares no Norte, no Centro e no Sul do país, num total de quase seis mil quilómetros, conhecendo pessoas e terras, vendo paisagens que enchem o coração e vivendo emoções indescritíveis. Percorri outros tantos quilómetros de avião e conheci Praga de lés a lés. Este ano andei numa roda viva, no fundo talvez a fugir de mim. E dos outros. Andei numa luta pessoal constantemente. Os meus dois eus debateram-se como nunca, e eu quis desaparecer, fugir, partir para outro lugar muitas e muitas vezes, mas fiquei, vou ficando, fico sempre e agora os meus eus estão mais calmos e mais tranquilos. Conquanto se mantenham assim, está tudo bem.
Sou pessoa de esperanças e de novas oportunidades. Sou pessoa de lutas. E por tudo isto estou pronta para mais uma época natalícia, em paz, junto da família e aguardo um novo ano cheio de tudo.

Desejo-vos a todos um Feliz Natal e um Novo Ano cheio de coisas boas.



16 comentários:

  1. Olá:- " As minhas relações afectivas sobreviveram".. Ponto final. Louvável.
    --
    Votos de um … FELIZ NATAL
    ..
    *** Que nunca se apague a chama do amor e da solidariedade. - { Poetizando e Encantando} ***

    ResponderEliminar
  2. A Esperança. A mãe em cujo colo nos sentamos, quando a desilusão, a frustração, as guerras externas e internas também, nos deixam exaustos e vazios de sonhos, de acreditar. Nesse colo, por vezes, acende-se de novo a chama, e lá vamos, novamente, cheios de força, para a luta nova, ou talvez não,que a vida, essa madrasta, teima em trazer-nos.
    Assim sendo, que a Esperança de colo quentinho e fofo, tenha lugar na tua casa, na tua família, e, já agora, que se acoite no bolso do teu casaco e te siga por todo o lado.

    Beijocas Gajinha, põe na luta a mesma força que pões no pedal, e vais ver, vais ser mais fácil.


    FESTAS FELIZES GAJINHA



    ResponderEliminar
  3. Boa tarde !
    O Natal está próximo e eu não poderia deixar de passar aqui, com um pedido de desculpas pela ausência que muitas vezes se prolonga devido a falta de tempo para navegar em todos os blogs amigos e com os meus votos de um feliz natal!
    Natal é época de felicidade, paz, amor, união, respeito, amizade...
    Neste Natal semeie amor, paz e fraternidade para que no ano novo você colha bons frutos.
    Desejo que nesse Natal seu coração esteja repleto de coisas magicas para que no ano novo ele encha de esperanças e que as alegrias permaneçam em sua vida trazendo realizações, paz e amor para você e toda sua família!
    Boas Festas! Feliz Natal

    ResponderEliminar

  4. És GRANDE Amiga!

    Obrigada pelos teus votos e também quero retribuir-te um...

    ……………¨💚*⭐💙,
    ………,•⭐´……………´*⭐
    ..….*💜……………………… .*-:¦:-*…
    ….•⭐………………FELIZ .. NATAL...
    …*💚…………………………¨💜*✫💙…
    •⭐…………………………Muitos beijinhos ..
    💙…………………………………Afrodite 🌸

    ResponderEliminar
  5. O mesmo que eu. Que porra de ano tão agridoce... onde descobri o melhor e o pior de mim, dos outros, da vida... e sim, também estou cheia de esperanças no 2019, que depois deste 2018 de caca só poderá ser algo bom. A ver vamos. Compreendo-te muito bem no que escreveste. Boas festas.

    ResponderEliminar
  6. Gaja Maria não te conheço, mas acho que és uma mulher do caraças.
    Não te conheço e admiro-te.
    Duvido que a vida tivesse graça se fosse sempre linear, se não nos virasse a alma do avesso de vez em quando, se não nos fizesse rodopiar como um peão nas suas mãos.
    Que a esperança nunca te falhe.
    Feliz Natal e um ano de 2019 como desejas.

    ResponderEliminar
  7. Como diz uma amiga, que seria da vida sem peoblemas? Uma monotonia. Penso como ela, mas quando os problemas vêm nós ficamos tristes, um sentimento que não queremos ter nunca, mas que faz parte da vida.
    Nem tudo são rosas ,há os espinhos, mas feliz daquele que acredita que nem todas as rosas têm espinhos.

    Como ja disse, não ligo ao natal, não festejo é um dia como os outros, vou jantar com a familia ,porque o mais que tudo gosta e eu vou porque gosto de estar com a familia,mas estou sempre que posso.

    Beijinho Gajinha

    ResponderEliminar
  8. Acho que, com seis mil quilómetros, um carro da tua época já estava a pedir uma revisão. Não te estou a chamar velha. Só mencionei a época, porque os carros agora têm intervalos de revisão entre 15.000 e 30.000 Km. lol
    Quanto aos problemas que te consomem, fazem parte da vida e se ter problemas por vezes é doloroso, uma vida sem eles deve ser muito monótona.
    Feliz Natal e, se não nos "encontrarmos" mais por aqui, votos de um ano novo cheio de esperança. :)

    ResponderEliminar
  9. Bom Natal, GM- Bom Ano.
    beijinho,
    Mia

    ResponderEliminar
  10. Tudo é a sério... mas sem rir é impossível - a roda cremalheira parte-se e adeus minhas encomendas. Um balanço e pêras de uma mulher d'armas. Que a energia e alegria não a abandonem. Nunca. E as Festas é dar nelas. Sem isso até os pedais se vão a baixo.
    As maiores felicidades. É com gosto que visito neste trilho.
    Bj.

    ResponderEliminar
  11. Pois que 2019 promova a paz entre a amiga e a sua alma. E que seja apenas e só aquilo que deseja que ele seja.
    2018 também não foi meigo comigo. A nível de saúde há anos que não me dava tantos problemas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Que 2019 te traga mais paz e tranquilidade... boas festas!

    ResponderEliminar
  13. Votos de um ano cheio com tudo de bom e algo mais que surpreenda pela positiva.

    ResponderEliminar
  14. Love you. E que 2019 nos traga aventuras lado a lado.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: