terça-feira, 18 de junho de 2019

Bolo com cheiro a TiDite


Entre todos os tios e tias da minha extensa família, havia a Tia Edite.
Exímia boleira e costureira, a minha preferida e da qual guardo preciosas lembranças das tardes a cortar e cozer na máquina de costura fatos para as bonecas e do cheiro a bolos. Aquele cheirinho a bolos que se espalha pelas divisões da casa e fica impregnando paredes e cortinas durante horas, assim era. Entrávamos em sua casa, inspirávamos e com um sorriso corríamos para a cozinha na expetativa de ver a maravilha que iria sair do forno. Ao lado do bolo grande para as clientes, havia sempre uma pequena forma com um bolo pequenino para os sobrinhos que aparecessem. Aquela alegria e aquele sorriso fácil de quem gosta de partilhar era tudo para nós. E para ela.
Guardei religiosamente a receita do bolo de côco dela como se de uma relíquia se tratasse e fiz para levar para o encontro com os primos este ano. Nem tive tempo de o fotografar pois assim que deram pelo cheiro a TiDite, foram todos provar. O cheiro coincidia com o sabor. 
Vá lá que me correu bem 😊

16 comentários:

  1. Respostas
    1. E ficam Isa, certos cheiros, certas imagens, ficam-nos para sempre :)

      Eliminar
  2. São como como estas, os cheiros, os sabores, os gestos e as imagens que vale a memória recordar.

    Ainda bem que tudo correr bem.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Alice, ainda bem que a vida nos traz destas recordações que sabem tão bem ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Para além do amor que puseste na receita, tu, não viste, mas a TiDite esteve lá e deu uma ajudinha. Vai por mim.

    Beijinhos com sabor a bolo da avó Minda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Non, quando pomos amor nas coisas, tudo sai melhor. No domingo fiz outro igual para levar para os colegas de trabalho e saiu igualmente perfeito e cheiroso :)
      Beijinhos a ti e à VóMinda :)

      Eliminar

    2. E se eu já tinha ficado emocionada de ler o texto do post, imagina o que aconteceu depois de ler o comentário da Noname? (pois...)

      Beijinhos com "gotas de orvalho" no olhar
      (^^)

      Eliminar
  4. Humm.. adoro bolo de côco.
    Tens a certeza que não somos primos? ... ;)

    Beijinhos com parentesco *************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe SOG? Quem sabe... Estes primos são todos da parte de Mamãe, mas da parte de Papai somos outros tantos e muitos estão espalhados pelo mundo, não conheço metade :)

      Eliminar
    2. Mesmo assim, podias adoptar-me como primo por uma tarde só para me dares a provar o bolo de côco.
      Parece-me lindamente!! :)))

      Eliminar
    3. Como é mesmo a tua morada, para te enviar um cadito? :D:D:D

      Eliminar
  5. As receitas antigas são as melhores. E esse bolo de coco aposto que sabia a recordações.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabia sim Elvira, e os folares e as merendeiras que ela fazia? Nunca mais comi igual :)
      Abraço

      Eliminar
  6. Maravilha, essas lembranças com cheiro a côco.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Não tenho jeito nenhum para bolos, nem para cozinhados :) mas também eu tive uma avó que quando eu lá ia, adorava o comer dela. E hoje! se for ou passar na casa onde ela vivia, lembro de tudo, dos cheiros dos sabores da fartura, enfim.... saudades mesmo.
    Beijito

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: