terça-feira, 27 de agosto de 2019

Como degelar uma arca frigorífica em três tempos


Quando a arca já sobreviveu muitos anos, coisa em desuso nos tempos de hoje e ainda é do tempo que de um dia para o outro cria tanto gelo que as gavetas não abrem e a porta não fecha, que remédio tenho senão calçar umas luvas e pegar num facalhão de bico para raspar.
Isto é um trabalho que adio constantemente de chato que é e de ficar com as pontas dos dedos tão tesas que nem consigo coçar os olhos.
Mas a técnica tem vindo a refinar-se então, é retirar tudo do interior, com o skate dos putos levar a arca para o pátio e com a faca a raspar e a mangueira de regar as plantas e em alta pressão, é trabalho de meia hora.
Limpar e secar, voltar a colocar no lugar em cima do skate, ligar, et voilà! Arca limpinha e operacional.

12 comentários:

  1. Tanta mão d'obra?

    Que tal deixar a porta aberta com tudo dentro, para não entrar em descongelação.
    Quando a camada começar a suar, tirar tudo e ter à mão uma garrafa de vinagre de vinho e borrifar a bom borrifar. Uma espátula de plástico e uma bacia larga, é só descolar e puxar as placas de gelo para a bacia. Limpo e desinfectado. Limpar e recolocar tudo. Até à próxima.

    Este é o meu método, e eu gosto dele.

    Beijocas tantas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Non, no início também fazia mais ou menos assim, mas caía muito gelo para o chão e ficava tudo embudegado. Por isso tiro do sitio e no pátio faço mais à vontade. Mas para quem não tem pátio, é o melhor, fazer como tu. Jinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Laura, Com certeza haverão outras também eficientes, mas não custa partilhar :)

      Eliminar
  3. ou a água a ferver para cima do gelo!
    pancadas secas e fortes contra o gelo tbm costumam resultar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Hansomed, com água quente é super rápido. Vou anotar todas estas dicas que aquela arca é uma autêntica fábrica de gelo :)

      Eliminar
  4. Qualquer arca precisa de descongelar para ser realmente limpa.
    Usar água ajuda, ainda mais se for morna a quente.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Portuguesinha, com água quente ainda funciona melhor, mas como na rua não tenho água quente, lá tem de ser com fria :)

      Eliminar
  5. Está aí um bom método!
    A minha mãe usa uma garrafa de vidro para bater no gelo...ele parte e depois tiras os pedaços e lava a arca! Também demora cerca de meia hora....


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ótima ideia também Isa. Não posso é deixar ganhar tanto gelo como tinha, mas os meus filhos deixaram-na aberta, parecia o Polo Norte :)))

      Eliminar
  6. Primeira questão:
    Nunca se deve usar facas para raspar arcas ou congeladores. Só raspadeiras de plástico, para não perfurar as placas.
    Segunda questão:
    Quem não tem quintal, pode encontrar uma solução simples, numa maquineta a vapor (do LIDL). A minha é um combinado com mais de trinta anos. As borrachas das portas já deixam entrar muita humidade que, no interior da arca vai fazer imenso gelo.
    Uma vez por ano (ou duas), passo o conteúdo da arca para o frigorífico e, com cuidado, vou atirando jactos de vapor para o interior, até a camada de gelo começar a partir.
    E pronto, ao fim de meia hora de trabalho árduo, a arca fica com capacidade para meter mais uma vaca. eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, eu sei disso das facas e desastrada como sou, tem tudo para correr mal, mas como é mais rápido e eficaz, olha, ferramenta essencial no degelo. Essa maquineta do vapor parece-me bem, vou estar atenta aos folhetos, pode ser que apareça. Venha de lá a vaca, que arranja-se espaço :))

      Eliminar

Quem quer pensar comigo: