domingo, 7 de outubro de 2018

Voltei

Fui ali fazer-me ao Caminho Histórico da Rota Vicentina. De Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente de bike. 210kms e dois dias e meio de, achava eu, planícies alentejanas, chaparros e praias paradisíacas cheias de surfistas bem apessoados. As praias paradisíacas estavam lá, os surfistas também, já as planícies... poucas, muito poucas. E ao contrário do que eu imaginava, montes e serras para trepar eram aos molhos. Dizem que só os bravos se atrevem. Eu... fui ao engano mas esfalfei-me para as subir e descer e consegui. Devo ser uma brava portanto. Mas o mais importante é que como em todas as outras travessias, voltei muito mais rica. Rica de gentes e lugares, rica de paisagens, conhecimentos, vivências e emoções.
Vi pessoas diferentes, vi planícies, subi serras assustadoras. Vi muitas vacas e cabras, fui perseguida por dezenas de cães pastores. Vi montanhas de fardos de palha, lavei-me do pó nos riachos, vi o nascer do sol do alto dos Cerros da Carrapateira. Passei por expedições de Alemães onde os burros carregavam as mochilas, passei por muitos caminhantes e ciclistas, pessoas a passear a cavalo. Fiz festas a uma Alpaca. Dei mergulhos no mar, jantei na Zambujeira a ver o pôr do sol. Pedalei durante quilómetros ao longo dos diques de rega, comi açorda de bacalhau à moda do Alentejo, ouvi o silêncio da madrugada da janela do meu quarto. Fui corrida de uma propriedade privada ao saltar uma cerca e vi o céu e o mar fundirem-se num só. Nas falésias deixei as tristezas, no alto das serras larguei as angústias . Numa das subidas mais íngremes, não tive força na perna e caí para o lado, lá, deixei um pouco da minha pele e trouxe um braço negro e arranhado como arranhado ficou o meu orgulho no momento. Cheguei por fim ao Cabo de São Vicente suja e cansada mas de sorriso nos lábios e muito feliz. Mais do que uns dias de férias, mais do que sair da rotina, mais do que correr mundo de bicicleta, mais do que tudo o que por lá deixei e tudo aquilo que trouxe, foi mais um desafio concluído! E quando eu consigo concluir desafios, eu consigo tudo....
Já estou a preparar o próximo.




















27 comentários:

  1. Já tinha pensado que devia andar por aí nalguma volta pelo país. É sempre bom quando se concretizam sonhos vencendo desafios. Fico feliz por si.
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elvira. Na verdade são viagens tipo 5 em 1, passeio, poupo no combustível conheço lugares fantásticos, cuido do corpo e trato da alma :)
      Abraço

      Eliminar
  2. Menina, quando eu crescer quero ser como TU.

    Beijão enorme nos dó dóis :-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Non minha querida, tu és uma grande mulher. admiro-te.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. As "planícies" alentejanas enganam muito. Sobretudo naquela zona costeira entre Milfontes e Sagres. Mas todo o Alentejo engana. O "ondulado" do terreno e as casas baixas, raramente deixam ver uma aldeia à distância. Mas quem corre por gosto, não cansa. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JJ, ai não que não cansa :)) E nunca mais me falem das planícies alentejanas. É mito eheheh

      Eliminar
  4. Olá GM, well done! Que belas pedaladas. Conheço bem os caminhos junto à falésia entre o Cabo Sardão e a Carrapateira e as pequenas e isoladas praias que se vão encontrando com ecossistemas intactos. Pedalei por lá muitos anos. Que fantástica volta deste. Há mais fotografias? Vá lá, posta aí mais umas ;)
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João. É de facto uma zona fantástica. Fiz a Rota histórica, espero um dia fazer ainda o Trilho dos Pescadores, esse é mesmo rente à costa, mas dizem que é muita areia. Ainda assim foi surpreendeu-me pela positiva apesar de ser mais pelo interior. O nascer do sol na Carrapateira então, vai ficar na minha memória muito tempo. Foi mágico. Sim, há mais fotos. Um dia destes coloco mais :)

      Eliminar
  5. Gaja Maria a desbravar caminho por esse país fora.
    A pedalar se chega longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vantagens MaguiNão gasto combustível e farto-me de passear :)

      Eliminar
  6. Mulher corajosa e cheia de energia!!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa, por vezes nem eu sei onde a vou buscar, mas quando é preciso ela não me larga, a energia :)

      Eliminar
  7. Bom dia, tenho a certeza que foi uma passeio que nunca mais vai esquecer, isto porque encontrou a beleza natural que vai do Algarve ao Alentejo, as pessoas naturais da costa vicentina são de enorme simpatia, sua humildade e sabedoria encanta, Carrapateira fica no Algarve, não sei se aproveitou para comer um sargo grelhado apanhado nas rochas, são especiais com o seu sabor único, ficou muito para visitar da bela Costa Vicentina, ficará para a próxima quando fizer o percurso todo junto ao mar.
    Feliz semana, com boas recordações,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão AG, é uma zona maravilhosa. Quanto ao sargo terá de ficar para a travessia rente ao mar. Boa semana.

      Eliminar
  8. Que bom que tudo correu bem. Tão bom ter assim energia;))


    Hoje: O teu odor de Galanteador

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Larissa, a minha estrelinha não me tem largado é verdade.
      Bjs

      Eliminar
  9. regresso carregado de tudo em bom, parece-me.
    boa semana. GM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim este bom perdure durante muito tempo Mia.
      Boa semana

      Eliminar
  10. Respostas
    1. S* Já tinha passado por alguns destes lugares há muitos anos, mas vistos desta forma é tão mais intenso. Lindíssimo :)

      Eliminar
  11. Que orgulho!!
    Quando for uma atleta, quero ser como tu :))

    Parabéns pela força!! A reportagem está muito fixe! (o rosa até te fica bem!) :))
    Beijinhos sobre rodas
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Afrodite mas eu não sou uma atleta, gosto de conhecer mundo assim, faço-o por gosto e por paixão e quando assim é conseguimos tudo.
      Bjinhos

      Eliminar

    2. Devia ter colocado aspas na palavra atleta! :))

      Eliminar
  12. Eu agora acho que morria a meio do caminho ahahahah

    Tenho P & R ali no Reino, vem fazer uma perguntinha ;)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  13. Tenho alguma inveja dessas tuas investidas, GM, desse teu constante ousar.
    Um beijinho embrulhado em admiração :)

    ResponderEliminar
  14. Tu és maravilhosa!
    Já eu fiquei cansada só com o relato!
    :D :D :D

    Obs - Vocês estão loucas com esta coisa de provar que não somos robots; vejo-me louca!
    Eu já não vejo bem! Sou uma pessoa velhinha!

    ResponderEliminar
  15. E agora falta fazer o Trilho dos Pescadores... :)

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: