quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

170 - Dentro

São raros, mas alguns há que olham para dentro procurando em si os defeitos que encontram nos outros. Sendo certo que mais facilmente nos achamos seres perfeitos ao passo que os outros revelam as suas mediocridades, é natural que nos desiludamos muitas vezes com a humanidade. E desiludimos. Eu desiludo. Mas depois tenho a pessima mania, ou não é assim tão péssima mas sim proveitosa , de me perguntar se fiz alguma coisa para contribuir para essa desilusão. Na maioria das vezes fico na dúvida pois não estando dentro da razão dos outros, apenas posso concluir probabilidades, nunca certezas. E nesta dúvida a coisa vai andando e acaba por passar. Dias depois a mágoa desaparece e só volta na próxima desilusão repetindo-se o ciclo. E volta a passar e a passar, sempre passa, pois é ainda grande a fé e a esperança depositada nos outros. De uma coisa não tenho duvidas no entanto. Nunca devemos depender dos outros para sermos felizes.
 

13 comentários:

  1. na penses nisso

    achei curiosa a ultima frase, durante anos achei que ter a certeza sobre isso era importante

    não depender dos outros tem efeitos perniciosos, sozinho não se chega tão longe como podendo contar com outros

    mas depender dos outros, é uma treta porque os outros nos falham inevitavelmente

    se eu me falho, os outros ainda mais claro

    resolvi essa questão resolvendo que ter a certeza não é importante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis, é verdade, dizem que juntos chegamos mais longe e é difícil não depender de ninguém para sermos felizes, mas a minha máxima é no sentido de não esperarmos demasiado dos outros e tentarmos que essa possibilidade parta de nós, darmos mais importância ao que depende apenas de nós. É um exercício difícil, não depositar nos outros uma responsabilidade que deve ser nossa, mas é possível :)

      Eliminar
  2. Não é fácvil não de depender de alguma coisa ou de alguém para rermos felizes. Sozinho, pode-se ser feliz durante algum tempo mas... a solidão cansa, martiriza, maltrata a mente

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não é fácil Ryk@ardo e a solidão é terrível, mas não precisamos necessariamente de estar sozinhos. Quantas vezes nos desiludimos apenas porque esperamos determinadas coisas dos outros. Julgo ser um exercício e um esforço mental da nossa parte, estarmos com os outros sim, mas não depositar neles a responsabilidade de nos fazerem felizes. Não sei se me faço entender :)
      Boa noite

      Eliminar
  3. Nunca devemos depender dos outros, ponto.

    ResponderEliminar
  4. Não sou feliz todos os dias, mas sou sempre alegre e convivo bem com isso.
    Sendo ateía, preciso de ter fé na Humanidade, senão nada me resta.
    Bom fim-de-semana GM
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de vos desejar um feliz Natal pessoalmente. Não o podendo fazer, resta-me desejar-vos muita saúde. Um Natal tranquilo sem sobressaltos...extensivo aos vossos familiares e amigos. Que todos tenhamos a noção de que o perigo nos prossegue e espreita em cada esquina. Voltarei dia 27. Sory, pelo copy-past.

    .
    É OUTRA VEZ NATAL...
    .
    Beijo. Uma excelente semana, e Boa Festas.

    ResponderEliminar
  6. se houvesse um prémio para a maior desilusão, eu ganhava certamente :) mas é claro que sendo uma desilusão, é obvio que nã há prémio... por isso estou a passar para deixar votos de Feliz Natal e tudo de bom. abraços.

    ResponderEliminar
  7. Somos todos assim um pouco, GM, é da natureza humana.
    Na companhia dos teus, e também do gato, com a saúde e a esperança de permeio, um Feliz Natal, GM!

    ResponderEliminar
  8. Passando, lendo, elogiando, e deixando votos de um Santo e Feliz Natal
    Festas felizes

    ResponderEliminar
  9. Nunca!
    E com isso induzir nos outros esse sentir: ser feliz.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: