quarta-feira, 6 de maio de 2020

Dia 115 - Partilha


Domingo passado, não querendo deixar passar o dia sem a homenagear e não podendo beijá-la nem abraçá-la, fui levar uma singela orquídea branca a minha mãe. Ficou muito comovida e disse “Ohh! Não estava à espera de nada, não tenho nada para te dar”. “Mas tu é que és a mãe, disse eu. Mas tu também és mãe, anda cá!”
Pega na tesoura de podar e num cordel e aí vai ela, devagarinho, meio trôpega, mas cheia de convicção, comigo atrás dela. Atravessámos o quintal e chegamos às roseiras em flor. Escolheu seis rosas cor de rosa, cortou, aparou os espinhos, montou um arranjinho, atou com o cordel e estendeu-mas. Feliz dia da mãe!
Lembro-me desde sempre da sua generosidade e ninguém sai de casa dela sem algo nas mãos. E se não tem nada preparado, oferece o que tem. Sempre. Ovos, laranjas ou limões, um pedaço de bolo, um ramo de salsa, um saco de nozes, uma flor, um café ou um chá, uma taça de sopa, um chocolate, uma nota para os netos… Temos sempre de beber ou comer algo e trazer qualquer coisa na mão. Este sentimento de partilha foi transmitido a mim e a minha irmã, mas nenhuma das duas tem esta capacidade de improvisação e de vontade de partilhar a todo o custo. E hoje, para a maioria das pessoas, o dar ganhou outro significado, o do valor, o das datas marcadas, o da obrigação. Em breve, perder-se-á.

29 comentários:

  1. este tua partilha fez-me chorar. de verdade. estou aqui a secar as lágrimas apressadamente para que ninguém dê por elas.
    A doçura e espontaneidade são maravilhosas.

    tenho muito carinho pelas pessoas mais velhas. têm tanto para nos ensinar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Alice, mesmo com 83 a minha mãe tem uma vitalidade que impressiona e ainda me consegue surpreender com as suas improvisações. Há coisas que me ensinou que gostava de não perder e guardar para sempre e está sua generosidade é uma delas.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Sabes Gajinha, nem é o que se dá, é alegria com que se dá, que fica ainda maior se quem recebe o faz com alegria. Na verdade é mais que alegria é AMOR.

    Beijinho para as duas, cuidem-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Non, é amor, é bondade, é alegria genuínas. Vai fazer-me falta um dia :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Fiquei comovida com o seu texto real. A minha Mãe também era um pouco assim. [digo um pouco, porque o meu pai não gostava que ela nos desse]- então sempre que ele não estava ela tinha sempre algo para nos dar. Coisas da lavoura. Infelizmente Deus quis roubá-la de nós aos 53 anos. Fez-me tanta falta! 😢
    Amei de coração o seu texto!

    -
    Uma estrada vazia, um silêncio no ar

    Beijo e um excelente dia! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste quando nos partem assim tão cedo deixando-nos um pouco desamparadas. As saudades são muitas mas vamos levando e ficam os ensinamentos.
      Beijinho Cidália

      Eliminar
  4. Existem de facto mães com um coração do tamanho do mundo quando falamos numa questão de partilha. Quem diz mães, diz pais.
    Quando a minha mãe tinha vida própria - e estava na sua casa - e não tinha os problemas mentais que, infelizmente, tem hoje, era precisamente com a sua mãe. Dava a camisola se fosse necessário para tapar o frio de outra pessoa.

    Dava porque era essa a sua génese. Dava sempre. Hoje, pode dar-se mas...é quase por obrigação. Outros corações.
    .
    Cumprimentos
    Cuide-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rykardo, podem passar-nos muitos valores e nós podemos aprendê-los, mas concordo, vem muito com a génese de cada um. Hoje em dia, esquecemo-nos de todas essas coisas e tornamo-nos um pouco egoistas.. Há que contrariar isso.
      Boa noite

      Eliminar
  5. Eu adoro dar. Quando os meus olhos me permitiam tinha sempre um sabonete, uma vela, um prato, pintado para oferecer a quem me visitava. Infelizmente há quase dois anos que os meus olhos praticamente não me deixam fazer nada.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, nesse caso ficam as palavras, o tempo que se dedica aos outros que hoje em dia é muito.
      Abraço

      Eliminar
  6. Todos os dias deviam ser dias da mãe...e devíamos lembrar-nos de lhes dizermos o quanto as amamos frequentemente...não há nada como esses mimos de mãe =)
    Todos temos a melhor do mundo =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Nada, é importante dizer-lhes e mostrar-lhes quanto as amamos. Um dia pode ser tarde :)

      Eliminar
  7. é engraçado que sendo um gesto que me fica gravado, raramente consigo reproduzi-lo e fazer isso com os outros... quando era miúdo a vizinha da minha avó dava-me maçãs... a senhora tinha tão pouco, mas mesmo assim tinha de dar alguma coisa quando eu lá ia... acho que dar é o segredo, obrigado por me lembrares e feliz dia da mãe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mau-tempo, é isso tudo, dar algo é o segredo, quanto mais não seja o nosso tempo e as nossas palavras quando não temos mais nada :)

      Eliminar
  8. Há pessoas que nascem com essa generosidade espontânea.
    Tocou-te uma delas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magui, um legado que gostaria um dia de honrar mas que não sei se estarei à altura :)
      Beijinho

      Eliminar
  9. A minha avó materna era assim... Tenho tantas saudades dela. Faz-me tanta falta...
    Já não há muitas mulheres assim... Infelizmente.
    Beijinhos para as duas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mafy, cada vez mais estas pessoas são raras, estamos todos tão focados em nós próprios que nem vimos os outros :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Infelizmente partilho dessa opinião, tudo de bom que nos veio ao de cima neste período depressa se perderá assim que regressemos à normalidade. Triste normalidade que nos trouxe a este momento, em que a excepção é a vontade de partilhar e a indiferença o hábito incutido no nosso dia a dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, verdade que depressa se vão eclipsar todos os ensinamentos e bons sentimentos que vieram ao de cima neste período. É uma pena não aproveitarmos para aprendermos com eles :)

      Eliminar
  11. Bom dia
    Sem querer ser lambe botas , fiquei emocionado por me fazer lembrar de alguem muito especial .

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim, é tão bom conhecermos alguém assim. Acima de tudo porque nós faz querer ser igual :)

      Eliminar
  12. De pequenos gestos se fazem os grandes momentos da vida.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  13. Gostei deste post.

    Com todo o pragmatismo que me é característico, digo que acho que a generosidade não é algo que se ensine. Ou se tem ou não se tem.

    Achei foi muito bonito que seja essa a característica que realça da sua mãe.

    Era precisamente assim que eu gostaria de ser recordada quando já não estiver cá.

    E quanto ao último parágrafo, concordo plenamente. Pensava é que era a única.

    Estou farta de dizer que ainda vamos ter saudades de algumas coisas deste tempo. Algumas.

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra, repararmos nestas atitudes faz-nos sentir gratidão e querermos fazer igual. Se todos nós esforçarmos um pouco nesse sentido, certamente nos tornamos melhores pessoas e um dia vão lembrar de nós.
      Abraço

      Eliminar
  14. (Saber) partilhar é fundamental. Nada mais a dizer, a não ser que gostei muito do post.

    Um bom resto de semana, GM :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AC, é verdade e é curioso que nesta época difícil temos visto muitas pessoas a partilhar de tudo com quem não tem. Tomara que estas atitudes perdurem.
      Boa noite

      Eliminar
  15. Que a essência da tua mãe nunca se perca !

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: