sexta-feira, 29 de maio de 2020

Dia 125 - Chiqueda

"Conta a lenda de que o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, foi ao cimo da Serra dos Candeeiros e lançou sua espada para decidir onde mandaria construir o mosteiro agora situado em Alcobaça. Nesta localidade caiu a espada do Rei passando a ser chamada de Quiqueda (Aqui+Queda) sendo assim o nome veio da queda da espada e depois foi evoluindo de Quiqueda para Chiqueda."

Num dia de calor intenso mas livre para pedalar, só nos restava pegar nas bikes e pedalar até algum lugar fresco, cheio de trilhos fantásticos, repleto de sombras e numa das pontas um lago de águas límpidas e cristalinas para nos podermos refrescar. E foi mesmo nessas águas que eu entrei vestida e calçada. Não imaginam o bem que soube e eu não me canso de dizer o quanto me sinto rica. Rica de paisagens e lugares, rica de emoções e alegrias que praticamente só são possíveis em cima de uma bicicleta. 

12 comentários:

  1. A liberdade de poder sentir tudo o que a natureza nos dá não tem preço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por estas e por outras como estas, Alice, que eu adoro andar pela natureza :)

      Eliminar
  2. Liberdade é vida, é saúde, é felicidade
    .
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo Rykardo. Pura felicidade. Nestas andanças não há tristeza que chegue :)

      Eliminar
  3. Que maravilha! Adoro andar pela natureza, mas sozinha não!:)

    Beijo. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália, ando muita vez sozinha, mas só quando me apetece ou mais ninguém pode, não deixo de ir por não ter companhia, mas desta vez eramos 3, sempre é mais divertido e mais seguro :)

      Eliminar
  4. Ai que inveja e que vontade de mergulhar os pés nessa água fresquinha e cristalina. :)

    ResponderEliminar
  5. Por entre lendas e comendas lá vais levando a água ao teu moinho. És imparável! :)

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia esta lenda.
    Deve ter sido um belo e refrescante passeio.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  7. A felicidade a premiar quem merece. E ousa. Afinal há uma festa aqui tão perto.
    Beijo.

    ResponderEliminar

Quem quer pensar comigo: